A hidroxicloroquina é um remédio indicado para tratamento da artrite reumatoide, lúpus eritematoso, afeções dermatológicas e reumáticas e também para o tratamento da malária.

Esta substância ativa é vendida comercialmente com os nomes Plaquinol ou Reuquinol, e pode ser comprada em farmácias por um preço de cerca de 65 a 85 reais, mediante apresentação de receita médica.


Como usar
A posologia da hidroxicloroquina depende do problema a tratar:

1. Lúpus eritematoso sistêmico e discoide
A dose inicial de hidroxicloroquina é de 400 a 800 mg por dia e a dose de manutenção é de 200 a 400 mg por dia. 

2. Artrite reumatoide e juvenil
A dose inicial é de 400 a 600 mg por dia e a dose de manutenção é de 200 a 400 mg por dia. 

A posologia para a artrite crônica juvenil não deve ultrapassar 6,5 mg/kg de peso por dia, até uma dose diária máxima de 400 mg.

3. Doenças fotossensíveis
A dose recomendada é de 400 mg/dia no momento inicial e depois reduzido para 200 mg ao dia. O ideal é que o tratamento seja iniciado alguns dias antes da exposição solar.

4. Malária

  • Tratamento supressivo: Em adultos, a dose recomendada é de 400 mg em intervalos semanais e em crianças, é de 6,5 mg/kg de peso corporal, semanalmente. O tratamento deve ser iniciado 2 semanas antes da exposição ou, caso não seja possível, pode ser necessário a administração de uma dose inicial de 800 mg em adultos e 12,9 mg/kg em crianças, dividida em duas tomas, com 6 horas de intervalo. O tratamento deve continuar por 8 semanas após deixar a área endêmica.

  • Tratamento da crise aguda: Em adultos, a dose inicial é de 800 mg seguida de 400 mg após 6 a 8 horas e 400 mg diários em 2 dias consecutivos ou, em alternativa, pode-se tomar uma única dose de 800 mg. Em crianças, deve-se administrar uma primeira dose de 12,9 mg/kg e uma segunda dose de 6,5 mg/kg, seis horas após a primeira dose, uma terceira dose de 6,5 mg/kg, 18 horas após a segunda dose e um quarta dose de 6,5 mg/kg, 24 horas após a terceira dose. 
A automedicação pode trazer consequências graves para a saúde. Antes de tomar qualquer medicamento, deve-se falar com o médico ou com um profissional de saúde.

Quem não deve usar
A hidroxicloroquina não deve ser usada por pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, com retinopatias pré-existentes ou que tenham menos de 6 anos de idade.

Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com o uso deste medicamento são anorexia, dor de cabeça, distúrbios de visão, dor abdominal, náuseas, diarreia, vômitos, erupção cutânea e coceira.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem