A Ranitidina, comercializada como o nome Antak, é um medicamento anti-ulceroso indicado no tratamento de problemas de estômago, como úlceras gástrica e duodenal, esofagite de refluxo, gastrite e duodenites.

Este medicamento é produzido pelo laboratório Glaxosmithkline Brasil e, pode ser comprado em farmácias sob a forma de comprimidos ou xarope e também pode ser aplicado pelo enfermeiro através de injetável.

Preço da Antak

O preço da Antak varia entre 23 e 91 reais, dependendo da quantidade e forma.

Indicações da Antak

A Antak está indicada para prevenção de úlceras mas também no tratamento de úlcera duodenal, úlcera gástrica benigna, úlcera pós-operatória, síndrome de Zollinger-Ellison, dor epigástrica ou retroesternal relacionada com as refeições ou durante o sono. Também pode ser usado no tratamento de doenças relacionadas à hipersecreção ou hipersensibilidade à secreção gástrica, tais como esofagite de refluxo associada ou não à hérnia de hiato.

Este remédio, promove a diminuição da produção de ácido e pepsina no estômago, favorecendo a cicatrização da gastrite ou das úlceras pépticas do estômago e do duodeno, prevenindo complicações.

Modo de uso da Antak

​O uso de Antak é indicado pelo clínico geral ou gastroenterologista e devem ser seguidas suas indicações.

O uso oral inclui a toma de comprimidos ou xarope, geralmente, é indicado a toma de 150 mg a 300 mg 2 a 3 vezes ao dia, durante 1 mês. No caso da criança, normalmente é indicado 2 a 8 mg /Kg por dia, divididos em 3 vezes ao longo do dia.

No caso de Antak injetável, o remédio é administrado pelo enfermeiro, dado pela veia durante 2 min e de 6-8 horas, durante o período indicado pelo médico.

Caso o paciente se esqueça de tomar uma dose, deve voltar a tomar o medicamento o mais rápido possível, continuando o tratamento da forma prescrita, sendo que jamais deve tomar uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu de tomar.

Efeitos colaterais da Antak

Os principais efeitos colaterais da Antak incluem tontura, sonolência, insônia e vertigem.

Quando é administrada pela veia, além desses efeitos pode sentir dor no local da picada e pele avermelhada.

Contraindicações da Antak

Antank está contraindicado para gravidez, durante a amamentação e pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Além disso, crianças menores de 1 mês de idade, porfiria e pessoas com insuficiência renal também não devem usar.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem