© Fornecido por Jetss Comunicação Ltda. MEA gengivite gravídica é uma das doenças bucais mais comuns durante a gravidez devido às alterações hormonais, aos desejos por alimentos doces, entre outras mudanças nos hábitos da vida da gestante (Foto: Divulgação)

Antes de vaidade, os cuidados com o corpo, a pele e os dentes são uma questão de higiene pessoal. Devido a uma série de alterações no organismo da mulher durante a gestação faz-se necessário um cuidado ainda maior.

A gengivite gravídica é uma das doenças bucais mais comuns durante a gravidez devido às alterações hormonais, aos desejos por alimentos doces, entre outras mudanças nos hábitos da vida da gestante.

A fim de auxiliar as futuras mamães, conversamos comDr. Thiago Avelar da Clínica Avelar sobre a inflamação da gengiva durante o período gestacional que pode atingir cerca de 30 a 75% de mulheres grávidas. “Durante a gestação, existe um aumento na produção de progesterona, e uma de suas consequências é um maior fluxo sanguíneo na região gengival, deixando a gengiva mais “sensível” e “suscetível” a sangramentos. Geralmente, o que acontece é que quando a gengiva sangra, a pessoa deixa de escovar aquela área por causa do desconforto, então se inicia um processo de inflamação na região.”

Mas, o que fazer para evitar o problema? “Aumentar os cuidados com a higiene bucal durante a gravidez e não deixar de ir ao dentista durante o período”, aconselha o Dr. Avelar. Ele ainda explica que, se a doença ocorrer, o tratamento consiste em realizar uma limpeza no dentista. “A partir deste momento recomenda-se uma melhora na higiene bucal em casa, como a utilização do fio dental e uma correta escovação.”

O profissional também faz um alerta sobre a importância da rotina de cuidados orais durante a gravidez. “Importante lembrar que a Saúde Gengival pode interferir no desenvolvimento do feto sendo encontradas pesquisas que relacionam doença gengival com o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.”

Por isso, futuras mamães, atenção redobrada com a saúde bucal durante a gestação. Não deixe de consultar seu dentista em caso de dúvidas.


Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem