A intoxicação alimentar é um problema comum, ainda que angustiante e, por vezes, fatal. As pessoas infectadas com organismos de origem alimentar podem estar livres dos sintomas ou podem apresentar sintomas que variam desde desconforto intestinal leve até desidratação grave e diarréia sanguinolenta.


Entendendo o Envenenamento Alimentar – O Básico

O que é intoxicação alimentar?
Você pode obter intoxicação alimentar depois de comer alimentos contaminados por vírus ou bactérias.



Outros tipos de intoxicação alimentar podem ser causados por parasitas ou exposições a toxinas ou agentes químicos.



A intoxicação alimentar causa desde um desconforto agudo a um grave desconforto e pode deixá-lo temporariamente desidratado.



Casos leves podem durar apenas algumas horas ou dias, mas tipos mais sérios, como botulismo ou certas formas de envenenamento químico ou por toxinas, são graves e possivelmente ameaçam a vida, a menos que você faça tratamento médico.



O que causa intoxicação alimentar?

Muitas bactérias podem causar intoxicação alimentar. As pessoas que estão doentes ou infectadas podem transmitir as bactérias do estafilococo aos alimentos que estão preparando. As pessoas que comem ou bebem alimentos ou água contaminados podem causar diarreia nos viajantes, geralmente causada pela bactéria E. coli. O envenenamento por Salmonella pode ocorrer por comer aves, ovos e carne contaminados; embora potencialmente fatal, a maioria dos casos causa apenas sintomas leves. Bactérias nocivas crescem em carne cozida e crua e peixe, produtos lácteos e alimentos preparados deixados à temperatura ambiente por muito tempo.


Produtos enlatados, especialmente produtos enlatados em casa, podem abrigar uma bactéria que não precisa de oxigênio para se multiplicar e não é destruída pela cocção. Esta bactéria causa botulismo, uma intoxicação alimentar rara, mas potencialmente fatal. Os bebês podem desenvolver botulismo ao comer mel porque seus sistemas digestivos imaturos, ao contrário dos adultos, não conseguem neutralizar suas bactérias naturais.


Frutos do mar crus, especialmente mariscos contaminados, podem causar intoxicação alimentar. Certos cogumelos, bagas e outras plantas são naturalmente venenosas para os seres humanos e nunca devem ser comidos; brotos de batata e olhos também contêm toxinas naturais. O molde tóxico pode se formar em frutas, vegetais, grãos e nozes mal armazenados. Toxinas mortais estão contidas em certos tipos de cogumelos. O envenenamento por alimentos químicos pode ser causado por pesticidas ou pela manutenção de alimentos em recipientes insalubres.




Intoxicação Alimentar: O Que Saber
Ficando doente por comer alimentos que tem germes, vírus ou parasitas é mais comum do que você imagina. A maioria fica melhor sozinha sem tratamento médico.

Você pode ter sintomas como náuseas, vómitos e diarreia poucas horas depois de comer. Mas às vezes os sintomas podem demorar dias ou mais de uma semana para aparecer. Isso pode dificultar saber se é intoxicação alimentar ou outra coisa. O atraso também torna difícil rastrear a doença de volta à comida ou bebida específica.

A mesma comida pode afetar as pessoas de maneira diferente. Alguns podem se sentir mal após apenas algumas mordidas. Outros podem comer muito e não têm reação alguma.

A intoxicação alimentar é mais comum e mais arriscada para pessoas com sistema imunológico enfraquecido, bebês e crianças pequenas, mulheres grávidas e idosos.

Como você fica doente?
A intoxicação alimentar pode ser causada por bactérias, vírus ou parasitas. Eles podem existir em alimentos em qualquer estágio, como quando eles estão crescendo, embalados, enviados, armazenados ou cozidos.

Certos alimentos são mais propensos a abrigar agentes nocivos. Estes incluem ovos crus, leite e suco não pasteurizado, queijos macios e carne crua ou mal cozida ou frutos do mar. Produtos frescos é outro risco. Alimentos feitos a granel também são problemáticos. Um único ovo ruim pode afetar todo o lote de omeletes em um buffet. Você pode criar problemas por não lavar a tábua ou as mãos enquanto prepara alimentos diferentes.

Suas chances de receber intoxicação alimentar são maiores no verão. Em um calor de 32 graus, a comida pode começar a estragar em uma hora. Em um piquenique ou durante uma viagem de acampamento, é mais provável que você coma carnes grelhadas mal cozidas ou manipule carne crua sem acesso a água e sabão. As bactérias podem crescer rapidamente dentro de refrigeradores mornos. Então, se você está fazendo piquenique em um dia quente, coloque as sobras de volta com gelo fresco.

Causas Comuns
Em 4 de 5 casos de intoxicação alimentar, você nunca descobre exatamente o que causou isso. Tudo bem, porque você provavelmente vai melhorar sozinho. Mas nos casos em que o culpado é encontrado, geralmente é um dos seguintes:
  • O norovírus, freqüentemente chamado de gripe estomacal, está por trás de mais da metade das doenças transmitidas por alimentos nos Estados Unidos, onde a causa é conhecida. O norovírus pode prejudicá-lo não apenas ao comer alimentos contaminados, mas também ao tocar maçanetas e outras superfícies ou ter contato com uma pessoa infectada. Você deve limpar a cozinha se alguém em sua casa tiver. Em geral, leva de 12 a 48 horas até você se sentir mal. Seus sintomas podem durar de 1 a 3 dias.
  • Salmonella é o nome de um grupo de bactérias. Eles crescem em ovos e carne mal cozidos. Mas você também pode obter salmonela de leite ou queijo não pasteurizado. Algumas frutas e legumes, como melões ou brotos, também podem causar isso. Os sintomas começam dentro de 1-3 dias e podem durar até uma semana.
  • Clostridium perfringens são bactérias que são mais propensas a aparecer quando os alimentos são preparados a granel, como em cafeterias ou casas de repouso ou para eventos atendidos. Cozinhar mata as bactérias, mas não seus esporos. Assim, o alimento deixado aquecido pode gerar novos germes. Você pode obtê-lo de carne, frango ou molho. Você pode ter cólicas e diarréia, mas sem outros sintomas. Você fica doente em 6-24 horas e geralmente se sente melhor em alguns dias.
  • Campylobacter vem de aves mal cozidas, leite não pasteurizado e, às vezes, água. Pode levar de 2 a 5 dias para desenvolver sintomas que você possa notar. Mas você deve se sentir melhor em outro 2-10 dias. Você não pode passá-lo para ninguém. Mas se é sério, você pode ter diarréia sanguinolenta.
Causas Mais Sérias
Algumas bactérias causam menos casos de intoxicação alimentar, mas podem deixá-lo muito doente. Eles podem até causar a morte.

Eles incluem:
  • E. coli. Este é o nome de um tipo de bactéria encontrada nos intestinos dos animais. Você pode obter isso de carne moída não cozida, leite não pasteurizado, brotos ou qualquer alimento ou líquido que tenha tido contato com fezes de animais ou esgoto. Algumas cepas são inofensivas. Outros podem deixar você muito doente.
  • Listeria é uma bactéria incomum que pode crescer em temperaturas baixas, como na geladeira. É encontrado em peixe defumado, queijos crus (não pasteurizados), sorvetes, patês, cachorros-quentes e carnes frias. Mulheres grávidas e outras com sistema imunológico enfraquecido, podem se sentir doentes de infecções mais leves da listeria dentro de um dia. Outras pessoas com uma infecção por listeria mais grave chamada listeriose podem não apresentar sintomas durante uma semana ou mesmo alguns meses. Além de diarréia e vômito, a listeria pode causar sintomas incomuns, incluindo fraqueza, confusão e rigidez no pescoço. Também pode ser mortal. Se você tiver um torcicolo com febre, pode precisar de antibióticos.
Se você acha que pode ter intoxicação alimentar, converse com seu médico.


Como sei se tenho intoxicação alimentar?
Se você já teve envenenamento por comida, provavelmente teve uma boa ideia de que era isso antes mesmo de falar com seu médico. É difícil esquecer os principais sintomas: cólicas estomacais, vômitos e diarréia. Eles podem acontecer algumas horas ou um dia ou dois depois que você come a comida que causou o problema.

Seus sintomas geralmente passam em alguns dias ou mesmo em poucas horas. Mas se o seu desconforto não desaparecer, pode ser necessário verificar e descobrir exatamente o que o deixou doente. Você também deve consultar um médico se, junto com outros sintomas, tiver febre alta, sangue nas fezes ou sentir-se desidratado ou incapaz de manter qualquer alimento ou líquido.

Seu médico pode lhe dizer o que causou isso depois de executar os exames. Mas nem sempre são necessárias e não há a confirmação em todos os casos.

Eu tenho uma intoxicação alimentar?
Muitas vezes, o seu médico irá diagnosticar a intoxicação alimentar com base simplesmente nos seus sintomas.

Cerca de 250 bactérias, vírus e parasitas diferentes podem causar intoxicação alimentar. Embora os principais sintomas sejam náusea, diarréia, vômito e cólicas estomacais, você também pode ter febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações ou sangue nas fezes. Você também pode estar desidratado, então sua boca e garganta ficam secas e você não faz xixi com tanta frequência quanto costuma fazer. A desidratação pode deixá-lo tonto quando você se levanta. Raramente, a intoxicação alimentar pode causar visão embaçada ou dupla, formigamento ou fraqueza.

Exames para intoxicação alimentar
Se a sua doença for grave ou complicada, o seu médico poderá realizar alguns dos seguintes exames..

As culturas de fezes são o teste de laboratório mais comum para intoxicação alimentar. O seu médico pode pedir um caso tenha febre ou dor de estômago intensa, juntamente com outros sintomas. Ela também pode pedir um se tiver sintomas que persistem. Uma amostra de suas fezes pode ajudar a saber se sua doença está relacionada a bactérias. Pode até revelar a “impressão digital” do DNA do germe e quais antibióticos vão matá-lo. Exames microscópicos de fezes podem identificar parasitas. Os exames de fezes nem sempre são precisos e podem levar vários dias para voltar.

Exames de sangue podem ser solicitados se o médico achar que a infecção se espalhou para o sangue. Os exames de sangue podem detectar as bactérias Listeria monocytogenes e o vírus da hepatite A. Exames de sangue específicos podem dizer o quanto você está doente, procurando por inflamação e sinais de que você está desidratado.

Fezes ou exames de sangue podem verificar toxinas, como o botulismo, que pode ser fatal.

Exames de imagem, como exames de ressonância magnética e tomografia computadorizada, não são usados ​​com frequência em casos de intoxicação alimentar. Mas eles podem ajudar a descartar outras causas para seus sintomas.

Poderia ser outra coisa?
Uma série de outras condições pode levar a muitos dos mesmos sintomas de intoxicação alimentar. O mais comum é a gastroenterite, causada por um vírus. Outros incluem problemas de vesícula biliar, pancreatite e doença inflamatória intestinal. Então, descobrir se você tem intoxicação alimentar é tanto sobre o momento como sobre os próprios sintomas.

Sintomas atrasados
Na maioria dos casos, a intoxicação alimentar costuma aparecer horas ou dias depois de você ter comido algo que o deixou doente. Mas organismos diferentes trabalham em velocidades diferentes. Por exemplo, o Staphylococcus aureus pode causar cólicas, diarreia e náusea em apenas 30 minutos após você comer ou beber. Esta bactéria cresce em carnes, ovos e creme que não foram refrigerados corretamente. Outra causa, muito menos comum, de doenças transmitidas por alimentos é o vírus da hepatite A. Pode esperar até 50 dias antes de perceber a doença. Você pode obter o vírus através de alimentos e bebidas que estiveram em contato com a água de esgoto. É mais provável que você pegue o vírus quando viajar em países em desenvolvimento.


Quais são os sintomas de intoxicação alimentar?
“Intoxicação alimentar” é um termo amplo que pode realmente cobrir muitas infecções diferentes.

Seus sintomas exatos e sua gravidade podem variar. Isso dependerá do tipo de bactéria, vírus ou parasita que o infectou, do quanto está em seu sistema e de quão bem o sistema imunológico está combatendo.

Apesar da ampla variedade de tipos, a maioria dos casos de intoxicação alimentar causa uma mistura dos seguintes:
  • Diarréia
  • Náusea
  • Vômito

Se você tem um caso leve, você pode pensar que você tem uma gripe estomacal ou um vírus. Você pode melhorar sem qualquer tratamento. Mas algumas pessoas têm sintomas tão ruins que podem precisar ir ao hospital.

Saiba mais sobre os sintomas e quando ligar para o médico.

Sinais de que você tem intoxicação alimentar
Cãibras no estômago e no intestino, diarréia e vômitos podem começar em até 1 hora após a ingestão de alimentos estragados e até 10 dias ou mais. Depende do que está causando a infecção.

Alguns outros sintomas comuns possíveis de uma variedade de intoxicações alimentares podem incluir:

  • Inchaço e gás
  • Febre
  • Dores musculares
  • Fraqueza
  • Dor abdominal e cólicas

Sinais de botulismo
Você provavelmente já ouviu falar do alguns dos maus erros que podem causar intoxicação alimentar:

  • Campylobacter
  • E. coli
  • Listeria
  • Salmonella
  • Shigella

Você provavelmente já ouviu falar de um dos mais desagradáveis: o botulismo, um tipo raro de intoxicação alimentar bacteriana grave. Os sintomas do botulismo podem incluir:

  • Fala arrastada ou visão turva
  • Fraqueza muscular
  • Dificuldade em engolir
  • Boca seca
  • Paralisia muscular da cabeça para baixo através do corpo
  • Vômito

Ligue para o 192 se tiver algum sintoma de botulismo em si mesmo ou em um ente querido.

Quando devo ir ao médico?
Um caso leve geralmente passa por conta própria com apenas repouso e muitos fluidos. Você deve chamar um médico, no entanto, se você ou um ente querido tiver:

  • Quaisquer sinais de desidratação: boca seca, pouca ou nenhuma micção, tontura ou olhos encovados
  • Qualquer diarréia em um recém-nascido ou bebê
  • Incapacidade de manter líquidos sem vomitar
  • Diarréia que dura mais de 2 dias (1 dia em uma criança) ou é grave
  • Dor ou vômito intestinal grave
  • Febre de 39 graus ou mais, ou uma temperatura retal de 38 graus em um bebê com menos de 3 meses
  • Fezes pretas, com manchas ou com sangue
  • Fraqueza muscular
  • Formigamento em seus braços
  • Visão embaçada
  • Confusão
  • Diarreia ou doença gripal em mulheres grávidas
  • Icterícia (pele amarela), que pode ser um sinal de hepatite A


Tratamento de intoxicação alimentar: o que esperar
Quando você tem intoxicação alimentar, a primeira coisa que você quer é alívio. Seus sintomas dependem do que lhe causou a doença, mas você geralmente tem diarréia, vomitando e um desconforto no estômago, pelo menos. Não é divertido, mas é assim que o seu corpo tenta expulsar as toxinas e melhorá-lo.

Você geralmente consegue comer ou beber água contaminada com bactérias, vírus, parasitas ou toxinas criadas a partir deles. Enquanto alguns casos duram mais, geralmente desaparecem em poucos dias.

Não há muito o que você pode fazer além de ficar perto de um banheiro e ir embora. Mas você pode dar alguns passos para se sustentar enquanto se recupera.

Como a intoxicação alimentar é tratado?
Na maioria dos casos, não há muito que o médico possa fazer especificamente para você e você melhora por conta própria em poucos dias.

Adultos ou crianças que perdem muitos líquidos – isso é chamado de desidratação – pode precisar ir ao hospital para obter um IV. Isso substituirá seus fluidos e eletrólitos mais rapidamente.

Para envenenamento alimentar grave causado por certas bactérias, como a listeria, você pode receber antibióticos.

Mas com a maioria das bactérias, você pode não receber qualquer medicação a menos que tenha um sistema imunológico fraco ou esteja grávida.

Você também pode obter remédio para intoxicação alimentar causada por parasitas. Para vírus, não há nada que você possa fazer.

O que posso fazer em casa?
Diarréia e vômito podem realmente prejudicar o equilíbrio de fluidos e eletrólitos do seu corpo.

Os eletrólitos são minerais, como o sódio e o potássio, que ajudam em tudo, desde manter os batimentos cardíacos normais até controlar a quantidade de água existente no corpo.

Portanto, o seu trabalho principal é beber muitos líquidos. Comece com chips de gelo ou pequenos goles se for necessário. Também é útil:

  • Evite alimentos para as primeiras horas como seu estômago se acalma
  • Beber água, caldo de carne, ou uma solução eletrolítica, que irá substituir os minerais que você perde com vómitos e diarreia
  • Coma quando se sentir pronto, mas comece com pequenas quantidades de alimentos leves e não gordurosos, como torradas, arroz e bolachas salgadas.
  • Descanse bastante
  • Fique longe de produtos lácteos, cafeína, álcool, bebidas com gás ou espumantes, ou alimentos condimentados e gordurosos – eles podem apenas tornar tudo pior

Deixe a natureza seguir seu curso
Por mais tentador que seja, você normalmente quer evitar remédios sem receita médica para parar sua diarréia.

Isso é porque a diarréia está ajudando a se livrar de tudo o que está lhe deixando doente.

Se você acha que precisa, verifique com seu médico primeiro. E não dê para crianças – os efeitos colaterais para eles podem ser sérios.

Quando devo ligar para o meu médico?
Embora a intoxicação alimentar geralmente desapareça sozinha, ligue para o seu médico se tiver algum sinal de desidratação:

  • Boca seca ou sede extrema
  • Não fazer xixi muito (ou de todo) ou escuro, concentrado de urina
  • Batimento cardíaco rápido ou pressão arterial baixa
  • Fraqueza, tontura ou sensação de tontura, especialmente quando se está deitado ou sentado em pé
  • Confusão

Também ligue para o seu médico se você encontrar algum destes sintomas:

  • Sangue no seu vômito ou cocô
  • Visão embaçada
  • Diarréia por mais de 3 dias
  • Dor extrema ou cãibras na sua barriga
  • Febre acima de 101,5 F
  • Vomitar isso não vai parar – você não pode nem manter líquidos
  • Formigamento em seus braços
  • Fraqueza nos seus músculos

A intoxicação alimentar é mais perigosa para algumas pessoas do que para outras. É melhor ligar para um médico para:

  • Adultos com 60 anos ou mais
  • Bebês e crianças
  • Pessoas com uma doença crônica ou sistema imunológico fraco
  • Mulheres grávidas


Como prevenir intoxicações alimentares
A intoxicação alimentar é um problema comum, mas também pode ser evitado.

Muitos casos são leves e você melhora sem tratamento. Mas alguns casos podem ser tão graves que você precisa ir a um hospital para tratamento. Para evitar uma doença de origem alimentar, existem algumas orientações gerais a seguir.

Os alimentos a prestar atenção
Alimentos crus de animais são as fontes mais prováveis de contaminação. Esteja atento ao manusear e preparar:

Carnes e aves: Evite comer carne crua ou estragada.

Tenha cuidado para não permitir que sucos ou gotejamentos de carne crua e de aves – ou de mariscos e ovos – toquem outros alimentos que você planeje servir ou comer.

Marisco e peixe cru: Cuidadosamente, escolha e cozinhe peixes e mariscos para garantir qualidade e frescor.

Ovos e laticínios: Você quer ter certeza de que sua família está segura ao desfrutar de ovos e laticínios. Algumas dicas:

  • Não beba leite não pasteurizado. Alimentos pasteurizados são aquecidos antes de serem vendidos para matar bactérias.
  • Evite queijos macios, como queijo feta, brie, camembert, queijo azul e queijo mexicano – ou outros queijos não pasteurizados. Queijos duros, queijos processados, cream cheese e queijo cottage são seguros.
  • Verifique as datas de validade dos ovos antes de comprar e novamente antes de preparar.

Legumes: Estes também podem ser a fonte de intoxicação alimentar, particularmente brotos de todos os tipos (alfafa, mung, trevo e rabanete). Isso porque as brotações exigem temperaturas mais altas, ideais para o crescimento bacteriano. Evite brotos crus se estiver grávida ou tiver um sistema imunológico enfraquecido.

Algumas outras dicas relacionadas a alimentos:

  • Não deixe ovos, carnes, aves, frutos do mar ou leite à temperatura ambiente por muito tempo. Refrigerar as sobras logo após você comer.
  • Beba apenas suco pasteurizado ou cidra.

Limpar e Cozinhar
A primeira regra de cozimento seguro é lavar as mãos com frequência. Mas há muitas outras coisas para limpar.

Lave tábuas de corte e facas com sabão antibacteriano e quente para água quente após o manuseio de carne crua, aves, frutos do mar ou ovos. Tábuas de corte de madeira não são recomendadas, porque podem ser mais difíceis de limpar.
Não descongele alimentos à temperatura ambiente. Descongele alimentos na geladeira e use-os imediatamente. Não volte a congelar os alimentos se tiverem descongelado durante todo o tempo.

Use um termômetro limpo que possa dizer a temperatura interna dos alimentos cozidos. Dessa forma, você pode ter certeza de que carne, aves e outros alimentos são cozidos até o fim.

Aqui estão alguns detalhes sobre isso:

  • Cozinhe assados e bifes a pelo menos 145 F.
  • Aves inteiras devem ser cozidas a 165 F para cozimento.
  • Cozinhe carne moída (hambúrguer) a pelo menos 160 F.
  • Frango moído ou peru deve ser cozido a 165 F.

Cozinhe os alimentos até que fiquem quentes, especialmente restos de comida ou alimentos prontos para consumo, como cachorros-quentes.

Algumas outras dicas:

  • Mantenha a geladeira a 40 F ou menos.
  • Defina o congelador a 0 F.
  • Lave bem as verduras e frutas crus antes de comer, especialmente aquelas que não serão cozidas.

Se você gosta de comer alimentos em casa, certifique-se de conhecer as diretrizes de segurança. Você pode obter instruções dos serviços de extensão do condado ou do Departamento de Agricultura dos EUA.

Comendo fora
Embora a chance de contrair doenças transmitidas por alimentos no comércio de frios seja baixa, mulheres grávidas e pessoas com sistema imunológico enfraquecido podem querer evitar esses alimentos.

Se você é servido uma carne mal cozida ou produto de ovo em um restaurante, enviá-lo de volta para cozinhar mais. Você também deveria pedir um novo prato.

Algumas outras dicas:

  • Verifique as pontuações de inspeção dos lugares onde você come. Você pode verificar on-line antes de ir ou depois de chegar.
  • Olhe em volta – o restaurante está limpo? Se não for, pense em ir para outro lugar.
  • Se você levar para casa sobras, leve à geladeira dentro de 2 horas. Se estiver acima de 90 F, faça essa 1 hora.

Viajando
Quem não ama as férias? Mas você precisa ter cuidado quando viaja, especialmente para os países em desenvolvimento.

Aqui estão algumas dicas para evitar intoxicação alimentar, não importa onde você esteja no mundo:

Prefira alimentos quentes: O calor mata os germes. Você deve estar bem com a comida que é servida quente.

Coma alimentos embalados ou secos: Muitos dos virus que causam intoxicação alimentar preferem a umidade. Alimentos secos, como pão ou batatas fritas ou alimentos selados na fábrica, como o atum, costumam ser uma aposta segura.

Prefira bebidas engarrafadas, enlatados, ou quentes: Refrigerantes são uma boa escolha, porque as bolhas irá dizer-lhe que tem sido devidamente selados. Você não deve ter problema com café ou chá, se chegar quente.

Evite o seguinte:

  • Comida crua
  • Caça selvagem local
  • Água da torneira e gelo nos países em desenvolvimento

Outras dicas gerais
Amamente seu bebê se possível. O leite materno é o alimento mais seguro para bebês pequenos. A amamentação pode prevenir muitas doenças de origem alimentar e outros problemas de saúde.

Lave as mãos com sabão depois de manusear répteis, tartarugas, pássaros ou após contato com fezes humanas ou de animais.

Se você estiver doente com diarréia ou vômito, não prepare alimentos para os outros, especialmente bebês, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado, porque eles estão mais propensos a adoecer de uma infecção.

Lave sempre as mãos antes:

  • Preparar comida
  • Comer

Lave sempre as mãos depois de:

  • Usar o banheiro
  • Trocar fraldas
  • Tossir ou espirrar

Artigo original extraído do site: 

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem