A alopecia areata, conhecida vulgarmente como “pelada”, é uma afecção crônica dos folículos pilosos e das unhas, de etiologia ainda não elucidada, tendo, provavelmente, diversos fatores envolvidos no seu aparecimento, com evidentes componentes auto-imunes e genéticos.

Essa afecção acomete de 1% a 2% da população mundial, de ambos os sexos, de todas as etnias, podendo surgir em qualquer idade. Normalmente, as áreas de cabelos/pêlos que caem são bem delimitadas e espalhadas pelo couro cabeludo (alopecia areata); a doença também pode limitar-se à barba (alopecia areata barbae). Todavia, pode evoluir para a queda total de cabelo e de pêlos do corpo. Surgem alterações nas unhas em 10% a 50% dos casos.


Os indivíduos acometidos por essa afecção, normalmente relatam perda significativa de cabelos e presença abrupta de áreas ou área alopécicas. A lesão que caracterizam essa doença é uma placa alopécica lisa com coloração de pele normal acometendo o couro cabeludo ou qualquer região pilosa do corpo. Nas fases agudas, as lesões podem ser ligeiramente eritematosas e edematosas, surgindo no bordo das placas os pêlos peládicos ou pêlos em ponto de exclamação, que são afilados e menos pigmentados no ponto de emergência do couro cabeludo.

As placas de alopecia geralmente são assintomáticas. Todavia, vários indivíduos acometidos por ela queixam-se de sensação parestésica com discreto prurido, dor e sensação de ardor local.

Existem diversos tipos de alopecia areata. Dentre elas encontram-se as formas clássicas e as formas atípicas.


Formas Clássicas

Alopecia areata em placa única ou unifocal: é encontrada apenas uma placa alopécica redonda ou ovalada.
Alopecia areata em placas múltiplas ou multifocal: nessa forma ocorrem múltiplas placas alopécicas típicas, afetando apenas o couro cabeludo ou também outras áreas pilosas.
Alopecia areata ofiásica: a perda dos cabelos acontece na linha de implantação temporoocipital, aparecendo regiões alopécicas extensa, em faixas que atingem as bodas inferiores do couro cabeludo.
Alopecia areata total: ocorre perda total dos pêlos terminais do couro cabeludo sem afetar os restantes dos pêlos corporais, podendo, nesse caso, haver acometimento ungueal.
Alopecia areata universal: ocorre perda total dos pêlos do corpo, acometendo o couro cabeludo, os cílios, os supercílios, a barba, o bigode, as axilas e áreas genitais. Normalmente, há a presença de lesões ungueais variáveis.





Formas Atípicas

Alopecia areata tipo sisaifo (ofiasis inversa): a perda capilar atinge todo o couro cabeludo, exceto as margens inferiores, ao longo da linha de implantação temporoocipital
Alopecia areta reticular: ocorrem várias placas alopécicas separadas por finas faixas de cabelos preservados, conferindo um aspecto reticulado ao conjunto.
Alopecia areata difusa: a perda de cabelo é aguda e difusa. A maior parte desses casos evolui para alopecia areata total.

O diagnóstico geralmente é clínico. No entanto, existe um teste simples que auxilia na identificação dos casos de alopecia areata e a diferenciá-la de outros tipos de queda de cabelo: o teste consiste, basicamente, em puxar com delicadeza um tufo de cabelo (cerca de 60 fios) localizado nas margens das áreas pelada. O teste é positivo quando são arrancados, no mínimo, 6 fios pela raiz.

O tratamento não é obrigatório, pois não previne novos episódios, uma vez que a condição é benigna e tende a regredir espontâneamente. No entanto, é normalmente indicado pela sua capacidade de causar distúrbios psicológicos nos pacientes. Existem diversos tipos de tratamento para a alopecia areata e ele irá depender das características clínicas de cada caso. Os fármacos utilizados podem ser de uso sistêmico ou local e a duração do tratamento irá depender da resposta de cada paciente.

Fontes:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/areata.shtml
http://www.copacabanarunners.net/alopecia-areata.html
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/357/alopecia-areata
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005000100009
http://www.saudeesportiva.com.br/alopecia-areata.php

6 Comentários


Women's Health And Fitness

https://www.fitnesshealthforever.com/fitness/

Fitness Diet disse…
Hey, Very nice blog. I will definitely be coming back here more often. Thanks for sharing.

fitnessdiet
Kidshealthbuddy disse…
Amazing article. Thanks for sharing. kidshealthbuddy
Postagem Anterior Próxima Postagem