A alopecia areata, conhecida vulgarmente como “pelada”, é uma afecção crônica dos folículos pilosos e das unhas, de etiologia ainda não elucidada, tendo, provavelmente, diversos fatores envolvidos no seu aparecimento, com evidentes componentes auto-imunes e genéticos.

Essa afecção acomete de 1% a 2% da população mundial, de ambos os sexos, de todas as etnias, podendo surgir em qualquer idade. Normalmente, as áreas de cabelos/pêlos que caem são bem delimitadas e espalhadas pelo couro cabeludo (alopecia areata); a doença também pode limitar-se à barba (alopecia areata barbae). Todavia, pode evoluir para a queda total de cabelo e de pêlos do corpo. Surgem alterações nas unhas em 10% a 50% dos casos.


Os indivíduos acometidos por essa afecção, normalmente relatam perda significativa de cabelos e presença abrupta de áreas ou área alopécicas. A lesão que caracterizam essa doença é uma placa alopécica lisa com coloração de pele normal acometendo o couro cabeludo ou qualquer região pilosa do corpo. Nas fases agudas, as lesões podem ser ligeiramente eritematosas e edematosas, surgindo no bordo das placas os pêlos peládicos ou pêlos em ponto de exclamação, que são afilados e menos pigmentados no ponto de emergência do couro cabeludo.

As placas de alopecia geralmente são assintomáticas. Todavia, vários indivíduos acometidos por ela queixam-se de sensação parestésica com discreto prurido, dor e sensação de ardor local.

Existem diversos tipos de alopecia areata. Dentre elas encontram-se as formas clássicas e as formas atípicas.


Formas Clássicas

Alopecia areata em placa única ou unifocal: é encontrada apenas uma placa alopécica redonda ou ovalada.
Alopecia areata em placas múltiplas ou multifocal: nessa forma ocorrem múltiplas placas alopécicas típicas, afetando apenas o couro cabeludo ou também outras áreas pilosas.
Alopecia areata ofiásica: a perda dos cabelos acontece na linha de implantação temporoocipital, aparecendo regiões alopécicas extensa, em faixas que atingem as bodas inferiores do couro cabeludo.
Alopecia areata total: ocorre perda total dos pêlos terminais do couro cabeludo sem afetar os restantes dos pêlos corporais, podendo, nesse caso, haver acometimento ungueal.
Alopecia areata universal: ocorre perda total dos pêlos do corpo, acometendo o couro cabeludo, os cílios, os supercílios, a barba, o bigode, as axilas e áreas genitais. Normalmente, há a presença de lesões ungueais variáveis.





Formas Atípicas

Alopecia areata tipo sisaifo (ofiasis inversa): a perda capilar atinge todo o couro cabeludo, exceto as margens inferiores, ao longo da linha de implantação temporoocipital
Alopecia areta reticular: ocorrem várias placas alopécicas separadas por finas faixas de cabelos preservados, conferindo um aspecto reticulado ao conjunto.
Alopecia areata difusa: a perda de cabelo é aguda e difusa. A maior parte desses casos evolui para alopecia areata total.

O diagnóstico geralmente é clínico. No entanto, existe um teste simples que auxilia na identificação dos casos de alopecia areata e a diferenciá-la de outros tipos de queda de cabelo: o teste consiste, basicamente, em puxar com delicadeza um tufo de cabelo (cerca de 60 fios) localizado nas margens das áreas pelada. O teste é positivo quando são arrancados, no mínimo, 6 fios pela raiz.

O tratamento não é obrigatório, pois não previne novos episódios, uma vez que a condição é benigna e tende a regredir espontâneamente. No entanto, é normalmente indicado pela sua capacidade de causar distúrbios psicológicos nos pacientes. Existem diversos tipos de tratamento para a alopecia areata e ele irá depender das características clínicas de cada caso. Os fármacos utilizados podem ser de uso sistêmico ou local e a duração do tratamento irá depender da resposta de cada paciente.

Fontes:
http://www.dermatologia.net/novo/base/doencas/areata.shtml
http://www.copacabanarunners.net/alopecia-areata.html
http://www.drauziovarella.com.br/ExibirConteudo/357/alopecia-areata
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005000100009
http://www.saudeesportiva.com.br/alopecia-areata.php

6 Comentários


Women's Health And Fitness

https://www.fitnesshealthforever.com/fitness/

Fitness Diet disse…
Hey, Very nice blog. I will definitely be coming back here more often. Thanks for sharing.

fitnessdiet
MultiMidia Info disse…
Thank You Fitness Diet.
Kidshealthbuddy disse…
Amazing article. Thanks for sharing. kidshealthbuddy
Postagem Anterior Próxima Postagem