Pesquisadores da Universidade de Basileia identificaram uma camada profunda do músculo masseter que contribui para a estabilização da mandíbula

Camada muscular recém-descoberta começa na parte de trás da maçã do rosto e vai até o processo coronoide anterior da mandíbula inferior (Foto: Jens. C. Türp, University of Basel / UZB)

O masseter, músculo que nos permite mastigar alimentos sólidos e está localizado entre a mandíbula e as maçãs do rosto, foi objeto de uma grande descoberta neste mês. Cientistas suíços encontraram uma nova parte interna desse músculo e a batizaram de seção coroide (Musculus masseter pars coronidea).

Publicada em 2 de dezembro no periodico Annals of Anatomy - Anatomischer Anzeiger, a descoberta mostra que a anatomia humana ainda pode nos surpreender.

Geralmente, os livros de anatomia dizem que o masseter é composto de uma parte superficial e outra profunda. Mas os cientistas da Universidade de Basileia, na Suíça, resolveram investigar melhor a questão. Para isso, eles estudaram uma mandíbula fixada com formalina, um composto químico em forma aquosa.

Os estudiosos também utilizaram tomografia computadorizada e analisaram seções de tecido de pessoas mortas que doaram seus corpos para fins científicos. Para comparação, foram usados ainda dados de ressonância magnética de uma pessoa viva.

Pesquisadores descobriram uma camada mais funda do músculo masseter (Foto: Szilvia E.Mezey et.al )

De acordo com a pesquisadora Szilvia Mezey, líder do estudo, o arranjo das fibras musculares estudadas indicou que a seção coroide ajuda na estabilização da mandíbula. E ainda parece ser a única parte que pode puxar a mandíbula para trás, em direção à orelha. “Esta seção profunda do músculo masseter é claramente distinguível das duas outras camadas em termos de seu curso e função”, ela acrescenta, em comunicado.

Estudos de anatomia e livros didáticos anteriores já discutiam a existência de uma terceira parte que constituísse o masseter. A edição de 1995 do atlas anatômico Gray's Anatomy, por exemplo, descrevia que o músculo tinha três camadas.

Contudo, até agora, havia muita contradição sobre o assunto. Pesquisas do início dos anos 2000 também citavam as três camadas, mas, na prática, ainda dividia-se o músculo em somente duas, concordando com outras descobertas-padrão da época.SAIBA MAIS

O novo estudo, por outro lado, pode mudar o que a pesquisa anatômica dos últimos 100 anos ainda havia deixado em aberto. “Nossa descoberta é um pouco como zoólogos descobrindo uma nova espécie de vertebrado”, compara Jens Christoph Türp, professor que também lidera o estudo.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem