Luíse Lopes (Farmacêutica)


Bula de Nimesulida

A Nimesulida é um medicamento que é usado para o tratamento da dor aguda, como dor de garganta ou de cabeça e para aliviar as dores menstruais, pois tem ação analgésica.

O medicamento pode ser vendido com os nomes comerciais Nimesubal, Nisulid, Arflex, Fasulide e pode ser produzido pelos laboratórios, Sandoz, EMS ou Sigma Pharma. Além disso, pode ser comprado em farmácias sob a forma de comprimidos, comprimidos dispersíveis, cápsulas, gotas, granulado, supositórios e gel dermatológico.

Preço da Nimesulida

A Nimesulida pode custar entre 7 e 32 reais, variando de acordo com a forma, a dose e a quantidade que é comprada.

Indicações da Nimesulida

A Nimesulida está indicada para o alivio da dor agudas como dor de ouvido, garganta ou de dente e dor provocada pela menstruação.

A Nimesulida em forma de gel é usada para alivio da dor de tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos. 

Embora a Nimesulida pertença ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides, este medicamento não deve ser utilizada como anti-inflamatório, estando apenas aprovada a sua ação analgésica de curta duração.

Modo de Uso da Nimesulida

O modo de uso da Nimesulida deve ser orientado pelo médico, sendo que:
Comprimidos e cápsulas: deve ser ingerido por via oral 2 vezes ao dia, de 12 em 12 horas e após as refeições, para não ser agressivo para o estômago.
Comprimidos dispersíveis e granulado: deve-se dissolver o comprimido ou o granulado em 100ml de água, de 12 em 12 horas e após as refeições;
Gel dermatológico: deve ser aplicado até 3 vezes ao dia na região que a pessoa tem dor durante 7 dias;
Gotas: recomenda-se administrar uma gota por 1 kg de peso, duas vezes ao dia, na boca da criança ou diluída as gotas em um pouco de água, podendo ser ingerido por crianças a partir de 1 ano.
Supositórios: pode ser administrado de 8 em 8h em crianças a partir de 1 ano.

A Nimesulida é vendida em caixas de 12 comprimidos de 100 mg, 200 mg, 400 mg e 1000 mg, frascos de gotas de 15 ml com 50 mg, caixas com 12 envelopes de 20 mg de granulado, supositórios 100 mg e gel com 40 mg. Além disso, o uso deste medicamento deve ser limitado a um período máximo de 15 dias.

Efeitos Colaterais da Nimesulida

Os principais efeitos colaterais da Nimesulida incluem diarreia, perda de apetite, náuseas, fezes escuras e ictericia, porém a ocorrência destes efeitos não é comum.

A dor de estômago, pode ocorrer caso o medicamento seja ingerido antes das refeições.

Contraindicações da Nimesulida

A Nimesulida de via oral está contraindicada para uso infantil, só devendo ser usada a partir dos 12 anos. Mulheres grávidas ou em fase de amamentação também deve evitar o seu uso.

Além disso, este medicamento está contraindicado para indivíduos com alergia a qualquer componente do medicamento, ao ácido acetilsalicílico ou a outros anti-inflamatórios, com úlcera no estômago, com hemorragia no trato gastrintestinal; insuficiência cardíaca, renal ou hepática grave.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem