Cachorros: os melhores amigos do homem são capazes de detectar o câncer de próstata a partir de uma amostra de urina do paciente. 

Gabriel Garcia, de INFO Online

Uma pesquisa descobriu que o olfato dos cachorros consegue detectar, com 98% de acerto, casos de câncer de próstata em homens adultos. 

O estudo feito por cientistas italianos confirma testes realizados por uma instituição inglesa no ano passado. 

Na pesquisa da Inglaterra, os cientistas registraram uma taxa de precisão de 93% no diagnóstico de câncer de próstata e bexiga feito pelo olfato de cachorros. 

A pesquisa mais recente, feita por um centro de pesquisas de Milão, usou dois pastores alemães que cheiraram a urina de 900 homens, 360 deles com câncer de próstata e 540 deles saudáveis. 

Os cientistas descobriram que um dos cachorros acertou 98,7% dos casos, enquanto outro acertou 97,6%. Os resultados foram publicados na revista cientifica Journal of Urology. 

Os pesquisadores afirmam que os cachorros são capazes de diagnosticar o câncer de próstata a partir de compostos voláteis orgânicos presentes na urina dos pacientes. 

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em homens, com quase 15% de todos os casos do mundo todo. 

Ainda não existe um teste único e definitivo para o câncer de próstata. Atualmente, o método de diagnóstico mais comum é o exame de toque, aliados com biópsias e exames de sangue.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem