A Doença de Fox-Fordyce é uma doença inflamatória que resulta da obstrução das glândulas sudoríparas, levando ao aparecimento de pequenas bolinhas amareladas na região da axila ou virilhas.

As causas da Doença de Fox-Fordyce podem ser fatores emocionais, alterações hormonais, aumento na produção ou alterações químicas do suor que podem levam à obstrução das glândulas sudoríparas e aparecimento da inflamação.

A Doença de Fox-Fordyce não tem cura, porém existem tratamentos que podem reduzir a inflamação ou reduzir o aparecimento das lesões.

Foto da Doença de Fox-Fordyce
Doença de Fox-Fordyce na axila

Tratamento da Doença de Fox-Fordyce

O tratamento da Doença de Fox-Fordyce pode ser feito com remédios, que têm como função reduzir a inflamação, coceira ou queimação que alguns indivíduos podem sentir nas regiões com as lesões. Alguns remédios usados são:

Clindamicina (tópica);
Peróxido de benzoíla;
Tretinoína (tópica);
Corticoesteroides (tópicos);
Anticoncepcionais (orais).

Outras opções de tratamento podem ser as radiações ultravioletas, raspagem da pele, ou cirurgia a laser para remover as lesões na pele.

Sintomas da Doença de Fox-Fordyce

Os sintomas da Doença de Fox-Fordyce surgem geralmente nas regiões onde há mais transpiração, como axila, virilha, aréola da mama ou umbigo. Alguns sintomas podem ser:

Pequenas bolinhas amarelas;
Vermelhidão;
Coceira;
Perda de pêlos;
Diminuição do suor.

Os sintomas da Doença de Fox-Fordyce pioram no verão devido ao aumento de produção de suor e em momentos de muito estresse, devido a alterações hormonais.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem