© Shutterstock

O que desejos por comida significam
Os desejos por comida podem dizer muito sobre sua saúde. Essas vontades irresistíveis por pratos e quitutes específicos podem ser uma maneira de seu corpo comunicar algo. Se você se preocupa com seus desejos por comida, fale com um médico. As condições a seguir são possíveis causas de seus desejos.

© Shutterstock

Sua dieta pode estar restritiva demais
Dietas restritivas podem criar desejos mais fortes por comida. Esse é especialmente o caso se você comer menos que 1000 calorias por dia, ou se você cortar um grupo alimentar inteiro, como carboidratos.

Fazer dietas muito rigorosas pode causar uma queda nos níveis de leptina, o hormônio que reduz o apetite. Como resultado, você pode sentir mais vontade de comer, especialmente comidas “proibidas”.

© Shutterstock

Você pode estar com desidratação
Suar pode causar um desequilíbrio nos níveis de fluidos e eletrólitos no seu corpo. Sem fazer uma reposição adequada, você pode acabar com desidratação.

Como resultado, é possível ter vontade de comer alimentos com sódio e glicose, que, junto com a água, ajudam a equilibrar os níveis de fluidos e eletrólitos.

© Shutterstock

Você pode estar ficando com enxaqueca
Desejos por comida são comuns no primeiro estágio de uma enxaqueca, conhecido como pródromo. Essa fase pode ocorrer entre três dias e alguns minutos antes do começo da dor.

Os desejos por comida no estágio de pródromo podem ser por salgados ou doces. O chocolate é um desejo comum para quem sofre de enxaqueca – e fazendo essas pessoas culparem o chocolate por darem início a suas crises.

© Shutterstock

Você pode estar com pré-diabete ou diabete
A sede constante – o desejo por líquidos – pode ser um sinal de glicose (açúcar) demais no sangue. Quando isso ocorre, seu corpo vai tentar desaguar a glicose extra na sua urina. Assim, você acabará indo ao banheiro mais frequentemente e ficando com desidratação. Fale com um médico se estiver sentindo sede excessiva.

© Shutterstock

Você pode estar com deficiência de ferro
Às vezes, desejos incomuns podem ser um sinal de anemia – ou a deficiência de ferro. Seu corpo pode, como resultado, ter a vontade de ingerir alimentos ricos em ferro. Outra possibilidade é o desejo por coisas que não são comida, como gelo.

Um sintoma comum da anemia é fadiga. Assim, seu corpo pode tentar manter seu cérebro alerta ao mastigar gelo, que é duro e gelado.

© Shutterstock

Você pode estar com privação de sono
A falta de sono de qualidade toda noite pode causar um desequilíbrio em seus hormônios do apetite. Um sono ruim faz seus níveis de leptina, o hormônio de supressão do apetite, caírem.

Isso também pode levar seus níveis do hormônio que dispara o apetite, a grelina, a aumentarem. Como resultado, você pode ter uma maior vontade de comer e um maior desejo por alimentos com amido para saciar a fome.

© Shutterstock

Você estar com estresse
Em resposta ao estresse, o corpo produz o hormônio cortisol, para ajudar a reagir a uma ameaça ou fator estressante. Mas comidas reconfortantes podem conter o cortisol, ao acionar as endorfinas - causadoras de prazer - no cérebro.

As pessoas muitas vezes associam essas comidas a maneiras de reduzir o estresse. Esse é o porquê de você desejar alimentos doces e gordos sempre que se sente nessas situações.

© Shutterstock

Você pode estar viciado(a) em certas comidas reconfortantes
A reação do cérebro ao prazer pode ser viciante. Quando você come deliciosas comidas reconfortantes, seu cérebro produz dopamina, uma endorfina que causa bem-estar.

Isso resulta em um sentimento de euforia enquanto se come certos alimentos. Para viver essa euforia repetidamente, você pode desenvolver desejos mais fortes por comidas reconfortantes.

© Shutterstock

Você pode estar com deficiência de nutrientes
Há uma possível conexão entre desejos por comida e os níveis de nutrientes do corpo. Você pode desejar comidas ricas em nutrientes quando faltarem vitaminas e minerais específicos em seu corpo.

Isso pode ser resultado de uma dieta desequilibrada. Pode também ser consequência de uma dieta restritiva que evita certos grupos alimentares.

© Shutterstock

Você pode estar com desequilíbrio hormonal
Alguns desequilíbrios hormonais podem afetar a saúde e as funções do corpo como um todo. Como mencionado antes, um desequilíbrio nos hormônios do controle do apetite pode levar a desejos por comida.

Além disso, mudanças hormonais, especialmente durante a menstruação e a gravidez, também podem causar desejos por comida. É por isso que mulheres grávidas tendem a ter desejos estranhos, como picles com sorvete.

© Shutterstock

Se você tem desejo por doces, isso pode ser ansiedade
Um desejo por doces pode indicar que você está com ansiedade. Se estiver sentindo estresse, raiva e/ou tristeza, é comum desejar bolos, biscoitos e outros doces açucarados.

É possível que você associe comidas reconfortantes que induzem ao prazer com a redução de estresse.

© Shutterstock

Se você deseja chocolate, isso pode ser carência de magnésio
Se seu desejo é por chocolate, mas sem sentir estresse, seu corpo pode estar precisando de magnésio.

O chocolate, especialmente os meio-amargos, são ricos em magnésio. Isso é o motivo das mulheres desejam chocolate na época da menstruação. Nesse período, seus corpos consomem mais magnésio, o que causa uma deficiência do mineral e resulta em desejos por chocolate.

© Shutterstock

Se você deseja batatinhas, isso pode ser desidratação
A desidratação e os desequilíbrios de eletrólitos podem causar desejo por sal. Então, se você recém terminou um treino intenso e exaustivo, é possível ter vontade de comer coisas salgadas, como batatinhas fritas.

Quanto mais você fizer exercícios e suar, mais sal o seu corpo perde. Os desejos por sal podem ser a maneira de seu corpo dizer que é preciso reabastecê-lo com sódio, fluidos e eletrólitos.

© Shutterstock

Se você deseja salgadinhos, isso pode ser deficiência mineral
Se você não faz exercícios, mas tem vontade de salgadinhos, como pretzels e palitinhos salgados, isso pode ser sinal de uma deficiência mineral. Baixos níveis de cálcio, magnésio e zinco podem resultar em desejos de sal. Assim, fale com um médico sobre esses desejos para determinar e tratar sua causa.

© Shutterstock

Se você deseja carne, pode estar deficiente de ferro, zinco ou vitamina B12
O desejo por um hambúrguer suculento ou por um bife podem vir de uma falta de vitaminas e minerais encontrados na carne vermelha. Isso inclui ferro, zinco e vitamina B12. Se você estiver em uma dieta restritiva, certifique-se de que essas vitaminas e minerais estão sendo consumidos de outra forma. Legumes e grãos são ricos nesses nutrientes.

© Shutterstock

Se você deseja sorvete, pode estar com indigestão
Desejo por sorvete depois de uma refeição pode ser uma tentativa de seu corpo em reduzir a azia e a indigestão. Essa guloseima cremosa e gelada pode na verdade aliviar estômagos com problemas.

Laticínios ajudam a proteger o estômago contra a acidez e o refluxo. Assim, mesmo que você tenha comido demais no jantar, faz sentido partir direto para essa sobremesa deliciosa e gelada.

© Shutterstock

Se você deseja comidas apimentadas, isso pode ser superaquecimento
Caso você se veja desejando comidas apimentadas em um dia de calor, seu corpo pode estar quente demais. Os alimentos apimentados na verdade ajudam a baixar as temperaturas do corpo.

Essas comidas aceleram o metabolismo, fazendo o corpo suar e se resfriar. Esse deve ser o motivo pelo qual pratos apimentados sejam tão populares em países quentes.

© Shutterstock

Desejo por refrigerantes pode indicar necessidade de um “gás”
Muitos refrigerantes contêm muito açúcar e cafeína. A combinação desses dois ingredientes dá uma carga de energia a mais. Já a carbonatação também tende a refrescar, aumentando essa sensação.

Você pode depender de bebidas cafeinadas para se despertar e ajudar a enfrentar o dia. Esse hábito pode levar a mais desejos.

© Shutterstock

Se você deseja queijo, pode estar com falta de Ômega-3
O desejo por queijo pode ser uma maneira de seu corpo dizer que precisa de mais gordura – especificamente os ácidos graxos Ômega-3.

Semente de linhaça, nozes e peixes gordurosos, como salmão, são alternativas saudáveis para repor o Ômega-3. E, como queijo é uma comida reconfortante, você também pode desejar comê-lo em períodos de estresse. O queijo contém L-triptofano, que eleva a serotonina, causando relaxamento e melhorando o humor.

© Shutterstock

Se você deseja qualquer comida, isso pode ser desidratação
A sede é muitas vezes confundida com fome. Se você acha que está desejando qualquer comida – especialmente guloseimas – você pode estar apenas com desidratação.

Muitas pessoas esquecem de beber a quantidade recomendada de água por dia. Como resultado, elas ficam cronicamente desidratadas. Assim, tome um copo grande de água da próxima vez em que tiver desejos, e veja se isso ajuda em algo.

Daphne MacDonald da 

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem