Indicação
Para que serve?
Ibuprofeno é indicado para o alívio da febre e dores, como dor de cabeça, dor muscular, dor de dentes, enxaqueca ou cólica menstrual. Além disso, também pode ser usado no tratamento de sintomas de gripes e resfriados comuns, especialmente nas formas de gotas pediátricas e comprimidos de 200 e 400 mg.

Já o Ibuprofeno 600 mg, é mais indicado para situações graves, no alivio da dor e inflamação em casos de artrite reumatoide, reumatismo articular, osteoartrite, alívio de dores após cirurgias e para reduzir a febre alta.

Ibuprofeno é o principio ativo de medicamentos como Alivium, Ibupril, Ibufran ou Benotrin.



Mecanismo de Ação
Como funciona?
Ibuprofeno é um medicamento com propriedades antitérmicas, anti-inflamatórias e analgésicas, que permitem a redução da febre, diminuição da inflamação e o alivio da dor. Além disso, acredita-se que a ação de Ibuprofeno se deve à inibição da síntese de prostaglandinas, substâncias envolvidas nos processos inflamatórios do corpo.

Após administração oral, o início da ação de Ibuprofeno ocorre cerca de 15 a 30 minutos após sua administração e permanece durante 4 a 6 horas.


Posologia
Como usar?
Ibuprofeno gotas pediátricas de 50 mg/ml e 100 mg/ml
Crianças a partir dos 6 meses:
geralmente, a dose recomendada varia de 1 a 2 gotas por cada 1 kg de peso da criança, administradas 3 a 4 vezes por dia, em intervalos de 6 a 8 horas.

Crianças com mais de 30 Kg: geralmente, a dose máxima recomendada é de 200 mg, o equivalente a 40 gotas de Ibuprofeno 50 mg/ml ou 20 gotas de Ibuprofeno 100 mg/ml.

Adultos: geralmente, a dose recomendada varia de 200 mg a 800 mg por dose, o equivalente a 20 a 80 gotas de Ibuprofeno 100 mg/ml, administradas 3 a 4 vezes por dia, não devendo exceder a dose máxima recomendada de 3.200 mg por dia.


Ibuprofeno 200 mg
Adultos e crianças com mais de 12 anos: geralmente, a dose recomendada varia de 1 a 2 comprimidos, administrados 3 a 4 vezes por dia, com intervalo mínimo de 4 horas entre doses. Nunca deve ser excedida a dose máxima de 6 comprimidos por dia.

Ibuprofeno 400 mg
Adultos e crianças com mais de 12 anos: geralmente, a dose recomendada é de 1 comprimido, de 6 em 6 horas ou de 8 em 8 horas, de acordo com indicação médica. Nunca deve ser excedida a dose máxima de 2400 mg por dia.

Ibuprofeno 600 mg
Adultos: geralmente, a dose recomendada é de 1 comprimido, administrado 3 a 4 vezes por dia, de acordo com indicação médica e nunca excedendo os 3.200 mg diários.

Os comprimidos de Ibuprofeno devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, juntamente com um copo de água ou leite.

Efeitos Colaterais
Quais os males que pode me causar?
Alguns dos efeitos colaterais de Ibuprofeno podem incluir tontura, urticária na pele, reações de alergia, dor de estômago, náusea, má digestão, prisão de ventre, perda de apetite, vômitos, diarreia, gases, dor de cabeça, irritabilidade, zumbido, inchaço e retenção de líquidos.


Contraindicações
Quando não devo usar?
Ibuprofeno está contraindicado para pacientes com historial de hemorragia ou perfuração gastrintestinais, pacientes com colite ulcerativa ativa, doença de Crohn, úlcera péptica ou hemorragia gastrintestinal, pacientes com historial de alergia ao ácido acetilsalicílico, a outros anti-inflamatórios não esteroides ou antitérmicos e para pacientes com alergia ao Ibuprofeno ou a algum dos componentes da fórmula.


Advertências e Precauções
O que devo saber antes de usar?
Antes de usar Ibuprofeno, deverá falar com seu médico se estiver grávida ou amamentando, tiver mais de 65 anos, intolerância à lactose, historial de doenças ou problemas nos rins, fígado ou coração, historial de doença ulcerosa péptica, sangramento ou perfuração gastrintestinal, pressão alta, tiver historial de problemas de coagulação ou de lúpus eritematoso sistêmico, estiver em tratamento para alguma doença grave ou se estiver a tomar outros medicamentos, principalmente medicamentos contendo ibuprofeno ou outros analgésicos e antitérmicos. Além disso, deverá também falar com o seu médico, caso pretenda administrar Ibuprofeno gotas pediátricas a crianças com menos de 2 anos de idade.

Ibuprofeno gotas pediátricas é recomendado para crianças com mais de 2 anos de idade e Ibuprofeno comprimidos para adultos e crianças com mais de 12 anos de idade.

Durante o tratamento com Ibuprofeno, caso sinta sintomas como diarreia, vômito, dor de estômago, dor de garganta grave ou persistente com febre elevada, dor de cabeça, enjoos ou vômitos, deve interromper o tratamento e consultar o seu médico logo que possível.

Ibuprofeno pode reduzir ou mascarar os sintomas de uma infecção, podendo não ter nenhum efeito na causa da inflamação ou da febre, pelo que, se precisar de consultar o médico deve informa-lo de que se encontra em tratamento com Ibuprofeno. Além disso, quando utilizado sem acompanhamento médico, Ibuprofeno não deve ser utilizado por mais de 10 dias para o tratamento da dor, e por mais de 3 dias para a redução da febre, sendo recomendado que consulte o seu médico caso os sintomas piorem.

O tratamento com Ibuprofeno​ nunca deve ser interrompido sem conhecimento do seu médico e os horários, as doses e duração do tratamento devem ser rigorosamente respeitados.

Superdosagem
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada?
Em caso de toma excessiva de Ibuprofeno​, deve dirigir-se ao hospital mais próximo, levando a embalagem ou bula do medicamento.

Alguns dos efeitos mais comuns que pode sentir após a toma excessiva de Ibuprofeno podem ser dores abdominais, náusea, vômito, sonolência, lentidão e apatia, dores de cabeça, zumbido, convulsões e diminuição ou aumento dos batimentos do coração.
Composição

Ibuprofeno gotas pediátricas de 50 mg/ml e 100 mg/ml​ por cada 1 ml, cerca de 10 gotas, contém:

Ibuprofeno ___________________________ 50 mg ou 100 mg

Veículos ______________________________________ 1 ml

(Veículos: ácido cítrico, aroma de baunilha, aroma de cereja, aroma de morango, benzoato de sódio, celulose microcristalina, carmelose sódica, ciclamato de sódio, dióxido de titânio, glicerol, goma xantana, laurilsulfato de sódio, sacarina sódica di-hidratada, simeticona, sucralose, água purificada).

Ibuprofeno 200 mg por cada comprimido revestido contém:

Ibuprofeno ___________________________________ 200 mg

Excipientes _____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: álcool polivinílico + dióxido de titânio + macrogol + talco, celulose + lactose, amidoglicolato de sódio, estearato de magnésio, povidona, amido, água purificada).

Ibuprofeno 400 mg por cada comprimido revestido contém:

Ibuprofeno ___________________________________ 400 mg

Excipientes ______________________________ 1 comprimido

(Excipientes: celulose microcristalina, amido, dióxido de silício, povidona, ácido esteárico, croscarmelose sódica, talco, estearato de magnésio, lactose monoidratada, laurilsulfato de sódio, álcool polivinílico, dióxido de titânio, macrogol).

Ibuprofeno 600 mg por cada comprimido revestido contém:

Ibuprofeno ___________________________________ 600 mg

Excipientes _____________________________ 1 comprimido

(Excipientes: dióxido de silício, lactose, celulose microcristalina, croscar- melose sódica, povidona, estearato de magnésio, polímero do ácido meta- crílico, macrogol e dióxido de titânio).

O que devo fazer quando eu me esquecer de usar este medicamento?
Caso ocorra o esquecimento da administração de uma dose de Ibuprofeno​ deve tomar a dose esquecida logo que se lembre. Porém, se já se encontrar muito próximo do horário da dose seguinte, deve ignorar a dose esquecida, e tomar apenas a dose do horário seguinte, pois as doses de Ibuprofeno nunca devem ser duplicadas nem ingeridas em horários muito próximos.


Interações Medicamentosas
Ibuprofeno não deve ser administrado em conjunto com alguns medicamentos ou substâncias sem orientação médica, como bebidas alcoólicas, ácido acetilsalicílico, paracetamol, colchicina, outros anti-inflamatórios não esteroides, corticosteroides, glicocorticoides, corticotrofina, agentes anticoagulantes ou trombolíticos, inibidores da agregação plaquetária, hipoglicemiantes orais ou insulina, anti-hipertensivos ou diuréticos, ácido valproico, plicamicina, compostos de ouro, ciclosporina, metotrexato, lítio, probenecida, inibidores da enzima conversora da angiotensina ou juntamente com digoxina.

Ibuprofeno serve para o tratamento da dengue?
Sim, em alguns casos Ibuprofeno pode ser usado no tratamento de alguns dos sintomas da dengue, como dor de cabeça ou dores musculares, sob prescrição médica. Porém, o Paracetamol é o remédio mais indicado para o tratamento dos sintomas de Dengue.

Laboratório
Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.
- SAC: 0800 709 9333 

Dizeres Legais:
Ibuprofeno suspensão oral (gotas) de 50 mg/ml e 100 mg/ml: MS: 1.0181.0587 | Farm. Resp.: Dra. Conceição Regina Olmos.

Ibuprofeno comprimidos de 200 mg: MS: 1.0235.0770 | Farm. Resp.: Dr. Ronoel Caza de Dio.

Ibuprofeno comprimidos de 400 mg: MS: 1.0181.0623 | Farm. Resp.: Dra. Miriam Onoda Fujisawa.

Ibuprofeno comprimidos de 600 mg: MS: 1.2568.0161 | Farm. Resp.: Dr. Luiz Donaduzzi.

Via:Bulario

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem