Autoridades de saúde dos Estados Unidos estão investigando um novo tipo de vírus ligado à morte de um homem no Kansas, que faleceu por falência múltipla dos órgãos duas semanas após ser mordido por um carrapato.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos afirmou na sexta (20) que está trabalhado com autoridades do Kansas par encontrar outros casos semelhantes. O vírus foi chamado de “Bourbon”, nome do condado onde a vitima morava.

O patógeno pertence a um grupo conhecido como thogotovírus. A morte do homem no Kansas é a primeira vez que um thogotovírus mata um humano nos Estados Unidos e foi apenas a oitava vez que ela gerou sintomas em pessoas, segundo o órgão de saúde americano.

A vitima realizava trabalhos de manutenção no condado de Bourbon no ano passado, quando foi ao médico após descobrir um carrapato preso no seu pescoço e ficar doente alguns dias depois.

Ele teve febre e dores de cabeça e recebeu um antibiótico geralmente usado para combater doenças causadas por carrapatos. O paciente, porém, não melhorou. Seus rins pararam de funcionar e ele não conseguia mais respirar sozinho. No décimo primeiro dia de sua doença, ele morreu.

Antes de ficar doente, o homem, que tinha mais de 50 anos, era considerado saudável. Os pesquisadores identificaram traços genéticos do vírus no sangue da vítima. 

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados unidos “o impacto dos patógenos ligados à carrapatos tem sido subestimado pela saúde pública no país”.
 

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem