Um psicólogo na Itália descobriu como induzir um estado alterado da consciência sem a necessidades de drogas, pedindo para 20 voluntários se sentarem e olharem nos olhos um dos outros por 10 minutos em linha reta em um quarto mal iluminado. Não só a tarefa aparentemente simples trouxe estranhas experiências ‘fora do corpo’ para os voluntários, como também lhes fez ver alucinações de monstros, parentes, e a si mesmos no rosto de seu parceiro.

O experimento, dirigido por Giovanni Caputo, da Universidade de Urbino, envolveu 20 adultos jovens (15 dos quais eram mulheres) em uma sala mal iluminada a 1 metro de distância um do outro, e olhar nos olhos de seu parceiro por 10 minutos. A iluminação do quarto foi o suficiente para os voluntários verem facilmente as características faciais de seu parceiro, mas baixa o suficiente para diminuir a sua percepção geral de cores.

Um grupo de mais 20 voluntários foi convidado a se sentar e olhar fixamente durante 10 minutos em outra sala mal iluminada em pares, mas suas cadeiras estavam enfrentando uma parede em branco. Os voluntários foram pouco orientados sobre a finalidade do estudo, só que ele tinha a ver com uma “experiência meditativa com os olhos abertos”.

Uma vez que os 10 minutos se passaram, os voluntários foram convidados a preencher questionários relacionados com o que eles experimentaram durante e após o experimento. Um questionário centrou-se sobre quaisquer sintomas dissociativos que os voluntários possam ter experimentado, e outro questionou-os sobre o que viram no rosto de seu parceiro.

A dissociação é um termo usado na psicologia para descrever toda uma gama de experiências psicológicas que faz uma pessoa se sentir separada do seu entorno imediato. Sintomas como perda de memória, ver tudo em cores distorcidas, ou sentir-se como se o mundo não fosse real pode ser causado por abuso e trauma; drogas como a quetamina, álcool e LSD; e agora, aparentemente, olhar por muito tempo nos olhos de alguém.

“Os participantes do primeiro grupo disseram ter tido uma experiência convincente diferente de tudo que haviam sentido antes”, escreve Christian Jarrett, um dos autores do estudo.

No teste de estados dissociativos, eles deram as classificações mais fortes para itens relacionados à reduzida intensidade de cor, sons parecendo mais calmos ou mais altos do que o esperado, as coisas ficaram espaçadas, e o tempo parecia arrastar-se. No questionário, 90% do grupo concordou ter visto alguns traços faciais deformados, 75% disse ter visto um monstro, 50% disse ter visto os aspectos de seu próprio rosto no rosto de seu parceiro, e 15% disse ter visto um parente.

Descrições dos participantes incluíam enormes deformações de seus próprios rostos, ver os rostos de pais vivos ou falecidos; rostos arquetípicos, como uma velha mulher, criança ou o retrato de um antepassado; rostos de animais, como um gato, porco ou leão; e até mesmo seres fantásticos e monstruosos.

Então, o que está acontecendo aqui? Os cientistas explicam que é provável que tenha a ver com a adaptação neural, que descreve como nossos neurônios podem abrandar ou mesmo parar a sua resposta à estimulação imutável. Isso acontece quando você olha para qualquer coisa por muito tempo – sua percepção vai começar a desvanecer-se até você piscar, a cena muda, ou pode ser corrigida por minúsculos movimentos oculares involuntários chamados microssacádicos. [ScienceAlert]

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem