Últimas

Cálcio, fósforo e vitamina D não podem faltar na dieta infantil

ALÉM DE CUIDAR OS ALIMENTOS QUE IRÁ OFERECER, É PRECISO ESTAR ATENTO AO PROCESSO DE ABSORÇÃO DOS NUTRIENTES.

Oferecer comidas saudáveis para crianças costuma ser um desafio para os pais. Contudo, consumir alimentos ricos em cálcio, fósforo e vitamina D é fundamental para fortalecer a dentição dos pequenos. A nutricionista materno infantil Alexandra Marinho defende que os alimentos sejam oferecidos de forma criativa e diversificada para as crianças, e também recomenda a prática de exercícios aeróbicos de impacto para estimular a absorção dos minerais. Descubra na galeria o que não pode faltar na dieta do seu filho.

GERGELIM

Um dos alimentos mais ricos em cálcio, o gergelim pode ser facilmente adicionado na dieta das crianças. Uma boa alternativa é oferecer o pão de gergelim, que, por conter fibras, ajuda a evitar a erosão do dente e a sensibilidade. Cada 100 g do grão tem cerca de 825 mg de cálcio.

SARDINHA

Além de ser fonte de cálcio e fósforo, a sardinha também é um alimento rico em vitamina D, que auxilia na absorção desses nutrientes. A cada 100 g de sardinha de conserva em óleo é possível absorver cerca de 550 mg de cálcio e 495 mg de fósforo.

FOLHAS VERDES ESCURAS

Segundo a nutricionista, alimentos ricos em cálcio vegetal, como couve, rúcula e espinafre, têm mais chance de terem o mineral absorvido pelo corpo do que os que possuem cálcio de origem animal, pois não há outros componentes que concorram com o cálcio na hora da absorção.

LEITE

As mais populares fontes de cálcio são o leite e seus derivados. Embora cada 100 g de leite integral de vaca em pó contenha 890 mg de cálcio, seu organismo provavelmente não irá absorver toda essa quantidade de mineral pois o leite tem outras substâncias que competem com o cálcio na hora da absorção, como o ferro e proteínas.

TOFU

Embora tenha um pouco menos de cálcio do que outros tipos de queijo, cerca de 80 mg a cada 100 gramas, o tofu é uma boa alternativa para fortalecer a dentição das crianças que têm alergia ao leite ou intolerância à lactose.

CASTANHA-DO-PARÁ

Conhecida por ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), a castanha-do-Pará também auxilia no fortalecimento dos dentes porque é fonte de fósforo e cálcio. Ela pode ser oferecida aos pequenos junto a uma salada ou como lanche durante o intervalo das refeições, mas sempre em pequenas porções - saiba que 50g tem 321,5kcal, cerca de 37% do necessário que uma criança de 5 anos deve consumir diariamente.

OVOS

Populares por fazerem bem aos olhos e terem nutrientes com ação antioxidante, os ovos também fazem bem aos dentes, pois 100 g de um ovo com gema cozida tem cerca de 114 mg de cálcio e 386 mg de fósforo. Além disso, o alimento também é rico em vitamina D.

MANJERICÃO

Rico em cálcio e fósforo, o manjericão pode ser utilizado como tempero para outros pratos ou ser incluso na salada. As folhas também podem ajudar a evitar o mau hálito, aliviar dor de dente e inflamações na gengiva.

ATIVIDADES FÍSICAS

Alexandra defende que, além de consumir alimentos ricos em minerais, devemos nos preocupar com a forma pela qual eles serão absorvidos pelo corpo. Para isso, a nutricionista indica a prática de atividades aeróbicas de impacto, como caminhadas ou andar de bicicleta, pois elas estimulam a absorção do cálcio.