Últimas

Nova vacina contra ebola tem 100% de eficácia em testes

(Foto: reprodução)

Uma vacina em testes na Guiné se provou 100% eficaz na prevenção ao contágio por ebola, segundo informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde.

Em testes preliminares, 4 mil pessoas próximas a pacientes com ebola receberam a vacina rVSV-ZEBOV imediatamente ou três semanas após a descoberta da contaminação. Nenhum dos 2.014 que foram vacinados imediatamente contraiu a doença.

Houve contaminação entre os que receberam a vacina com atraso de três semanas, mas ainda assim a taxa foi relativamente baixa: 16 pessoas.

Segundo o The Verge, um grupo independente de especialistas analisou os resultados e determinou que os testes deveriam ser ampliados. Desde 26 de julho todos no grupo de teste são vacinados imediatamente, não havendo mais grupos de espera, e também entrarão adolescentes entre 13 e 17 anos nos testes. Futuramente serão incluídos crianças de 6 a 12 anos.

Entre as cobaias estão os médicos que atuam na linha de frente, combatendo o ebola desde o início do surto atual, que infectou cerca de 27 mil pessoas no continente africano e matou 11 mil delas.