5 fatos incríveis sobre o corpo humano

Você já parou para pensar em quão incrível é o corpo humano, em trabalho para manter-se vivo, respirando, com o coração pulsando? Pois é. Para que tudo isso aconteça, você precisa alimentar suas células com energia suficiente para que elas trabalhem direitinho. Ainda assim, é possível que você talvez não saiba algumas coisas bem interessantes a respeito do seu corpo, esse mesmo que, enquanto você lê este texto, está trabalhando a todo 

1 – Sangue
Fonte da imagem: Reprodução/JobMix

Se você cortar seu dedo com uma faca, acidentalmente, enquanto descasca uma laranja, ele vai sangrar. Isso acontece porque seu corpo tem, ao total, mais de 95 mil km de vasos sanguíneos – o suficiente para dar pouco mais de duas voltas ao redor da Terra.

2 – Células

Tudo em seu corpo é formado por elas. Você sabia, por exemplo, que a quantidade de células que você tem varia entre 75 e 100 trilhões? Isso simplesmente é mais do que as 400 bilhões de estrelas presentes em nossa galáxia.

3 – Reações
Fonte da imagem: Reprodução/Swissharmony

Essas células todas, em menores ou maiores proporções, são comandadas pelo seu cérebro, que é formado por outras células e que, também, é a parte “racional” do seu corpo, ou seja, é a parte capaz de pensar. Cientistas usam essa lógica muitas vezes para dizer que conseguimos controlar muitas coisas do nosso corpo com os comandos de nossa mente. Se você duvida, talvez só precise de um pouco mais de treino.

4 – Fênix
Fonte da imagem: Reprodução/Itunes

O corpo humano passa por constante renovação celular: os glóbulos vermelhos vivem por aproximadamente quatro meses, e os brancos, um ano. As células da sua pele duram duas ou três semanas; os espermatozoides vivem por apenas três dias e as células do cérebro, teoricamente, duram uma vida inteira, já que neurônios do córtex cerebral não são repostos quando morrem.

5 – Poeira
Fonte da imagem: Reprodução/BBC

Você e seus trilhões de células são feitos de poeira estelar. Seu corpo tem átomos de carbono, nitrogênio e oxigênio. Esse mesmo tipo de material está presente no Universo todo que, conforme a Ciência indica, é muito mais velho do que a recém-nascida humanidade. Partindo da teoria de que tudo começou a partir de um grande estouro, que gerou estrelas, galáxias e planetas e, consequentemente, vida, você não deixa de ser um produto dessa explosão. 

FONTE(S) 

IMAGENS 

Multimidia Info

"O Conhecimento é fascinante"