Atividade física: estudos anteriores já haviam demonstrado a importância da ERRy no fornecimento de energia para os músculos 

Rafael Kato, de INFO Online

Pesquisadores do Instituto Salk, órgão independente de investigações biológicas na Califórnia, descobriram que uma superpoteína (ERRy) é a responsável pelo alto rendimento em atividades físicas e mentais. 

Com a capacidade de regular o fluxo de sangue pelo corpo, essa proteína explicaria porque alguns conseguem correr uma maratona sem cansar, enquanto outros demonstram uma capacidade além do normal para aprender coisas novas e memorizar datas, acontecimentos e números. 

“Tudo isso se trata de obtenção de energia onde ela é necessária. O coração e os músculos precisam de uma onda de energia para realizar exercícios e neurônios precisam de uma onda de energia para formar novas memórias", diz, em comunicado, Ronald Evans, responsável pelo estudo no Instituto Salk. 

Estudos anteriores já haviam demonstrado a importância da ERRy no fornecimento de energia para os músculos. 

Em 2011, os cientistas já sabiam que a superproteína estava presente no cérebro, mas não entendiam muito bem a função dela. 

Os novos dados mostram que a proteína é bastante ativa no hipocampo, uma área do cérebro que requer bastante energia, pois lida com memória e o processamento de novos aprendizados. 

"O que nós mostramos é que as memórias são realmente construídas sobre um andaime metabólico. Para entender a memória e o aprendizado, é preciso entender os circuitos subjacentes desses processos", diz Evans.

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem