A Moringa oleífera, também conhecida como árvore baqueta, é uma planta altamente valorizado e versátil, que pertence à família Moringaceae. Ela é uma árvore de crescimento rápido, de folha caduca que é nativo da Índia e é amplamente cultivada em áreas tropicais e subtropicais de todo Ásia, África e América do Sul. É amplamente conhecido com muitos outros nomes como acácia branca, árvore rabanete de cavalo, cedro, moringueiro e quiabo de quina, a planta é rica em nutrientes podendo ser inserida na alimentação.


Embora a ciência moderna tem descoberto apenas recentemente o seu valor, a Moringa foi transmite uma infinidade de benefícios em várias culturas desde os tempos antigos. A Moringafoi valorizado pelos romanos, egípcios e gregos por seu impato medicinal em uma série de doenças. Hoje, o uso de Moringa tem sido incentivado por diversas organizações humanitárias para combater a desnutrição e seus efeitos nas regiões atingidas pela pobreza, principalmente devido à sua viabilidade econômica e de crescimento rápido.

A árvore Moringa tem espessura da casca, esbranquiçado, com ramos frágeis caídos e longos, verde e folhetos ovais. Na terapia ayurvédica, a Moringa é valorizado pela sua impressionante variedade de usos terapêuticos, comumente atribuída à sua antifúngica, antiviral, propriedades antidepressivas e anti-inflamatórios. Em algumas áreas, é conhecido simplesmente como “shigru‘.

As folhas e vagens da Moringa são uma potência nutricional e fornecem uma grande variedade e quantidade de proteínas essenciais, vitaminas e minerais. A Moringa é uma rica fonte de aminoácidos essenciais, que são os blocos de construção das proteínas. Ela também contém uma quantidade significativa de vitaminas tais como Vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), B2 (Riboflavina), B3 (Niacina), B6, Ácido Fólico e ácido ascórbico (Vitamina C). A riqueza mineral da Moringa inclui Cálcio, Potássio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Zinco. Ele contém muito baixa quantidade de gorduras e não oferece nenhum colesterol nocivo.

Benefícios da Moringa Para Saúde: A Moringa contém uma imensa riqueza de componentes e fitonutrientes saudáveis. Devido à sua extraordinária gama e incomparável de benefícios medicinais, a Moringa foi nomeada a “árvore milagrosa” durante a crise alimentar na África. Nas Filipinas, a Moringa é reverenciada como o melhor amigo da mãe por causa de suas propriedades galactogogos. Então, Confira Os Benefícios da Moringa Para Saúde.

Moringa Possuir Poderosos Antioxidantes: A planta da Moringa oferece uma rica mistura de poderosos antioxidantes , como kaempferol, ácido cafeoilquínico, zeatina, a quercetina, rutina, ácido clorogênico e beta-sitosterol. Estes antioxidantes poderosos encontrados na Moringapossuem elevada capacidade de eliminação dos radicais livres e que têm demonstrado o seu valor terapêutico para a cura dos danos causados por estresse oxidativo .

Benefícios da Moringa Para Edema: Os extratos da Moringa são benéficas no tratamento de edema. Os estudos confirmaram que o tratamento com extrato de raiz de Moringa oleifera, que possui qualidades anti-inflamatórias, tem sido significativamente eficaz na inibição do desenvolvimento de edema. Além disso, os estudos sugerem que a eficácia da erva Moringa fica igual com a potente indometacina, medicamento anti-inflamatório para o tratamento de tais condições dolorosas.

Benefícios da Moringa Na Proteção do Fígado:
O Extrato da Moringa exercer um efeito hepatoprotetor sobre o fígado de investigação . Estudos têm validado a eficácia da Moringa deixa contra a lesão hepática causada por drogas anti-tuberculose, bem como seus efeitos estimulantes em acelerar o processo de recuperação Moringa ajuda a restaurar o níveis de teor de glutationa no organismo e evita induzida por radiação peroxidação lipídica hepática . Este efeito protetor é atribuída à presença de fitoquímicos como catequina, epicatequina, ácido ferúlico e vitamina C encontrados na Moringa.

Benefícios da Moringa Para Distúrbios do Estômago: Os isotiocianatos presentes na Moringa são eficazes no tratamento de desordens abdominais, tais como a obstipação, gastrite e Coliteulcerativa. Estudos têm mostrado que os extratos de Moringa podem ser considerados como uma alternativa à base de plantas eficaz de uma gama de anti-ácidos e anti-histamínicos disponíveis comercialmente. As investigações têm mostrado que o tratamento com Moringaoleifera conduz a ulceração reduzida e a sua eficácia na cura de Colite ulcerosa é comparável com a prednisona, droga disponível comercialmente.

Moringa contém propriedades antibióticas e antibacterianos. Ela exerce efeitos inibidores sobre o crescimento de vários agentes patogênicos. Isso inclui Helicobacter pylori, bactérias e coliformes, que podem desencadear doenças como a Diarreia.

Benefícios da Moringa Para uma Pele Saudável:
O óleo de semente da Moringa é benéfico para a pele. Os efeitos hidratantes e desintoxicantes de extratos de Moringa ajudar a neutralizar os efeitos de poluentes nocivos, previne rugas e retarda o envelhecimento prematuro. O alto teor de proteína de Moringa ajuda na proteção das células dérmicas de danos causados por metais pesados, como mercúrio e cádmio. Pela mesma razão, é usado na produção de produtos cosméticos e produtos de cuidados da pele.

Benefícios da Moringa Para Diabetes:
A Moringa exercer efeitos antidiabéticos no tratamento de Diabetes Mellitus. As pesquisas demonstraram que o tratamento com Moringa funciona de forma positiva para a redução da glicose no sangue, açúcar e proteínas na urina em indivíduos diabéticos. De acordo com os estudos, a Moringa também mostrou uma melhora acentuada nos níveis de hemoglobina e teor de proteína total dos indivíduos diabéticos.


Moringa tem Propriedades Antibacterianas: A Moringa possui propriedades antibacterianas e antimicrobianas e é eficaz contra o crescimento de micróbios causadores de doenças. Investigações científicas têm demonstrado que os extratos de Moringa exercem um largo espectro de atividade protetora contra os microrganismos de origem alimentar, tais como Salmonella, espécie Rhizopus, E. coli, Enterobacter aerogenus, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus. Esta atividade defensiva faz extratos de Moringa perfeitos para fins de saneamento e preservação.

Benefícios da Moringa na Prevenção e no Combate do Câncer: A Moringa é um agente anticancerígeno e é altamente valorizada na terapia de tumores. A investigação tem demonstrado que os extratos desta árvore possuem propriedades quimio preventivas atribuídos à presença de componentes fenólicos da quercetina e campferol. Outro estudo demonstrou a função do composto bioativo em niazimicin restringindo o desenvolvimento de células cancerosas. Extratos de Moringa conferem efeitos na cura de vários tipos de câncer, tais como o câncer do ovário , carcinogêneos hepática e papillomagenesis, além de inibir a proliferação de células cancerosas malignas e induzindo a apoptose, também conhecida como morte celular programada.

Benefícios da Moringa Para Doenças Neurodegenerativas: A eficácia de Moringa foi muito valiosa no tratamento de doenças neurodegenerativas. Mais uma vez os estudos têm mostrado que o tratamento com extratos desta árvore tem o potencial de alterar monoaminas do cérebro como noradrenalina, serotonina e dopamina, e ainda estende sua proteção contra deficiências monoaminérgicos relacionadas com a doença de Alzheimer.

Benefícios da Moringa Para Saúde Óssea: Os extratos de Moringa são benéficos para a manutenção da saúde dos ossos, o que é atribuído à presença de minerais essenciais tais como cálcio e fósforo. Os extratos possuem propriedades anti-inflamatórios e são eficazes no tratamento de estados dolorosos, tais como a artrite, ao mesmo tempo, ajudando a curar várias doenças ósseas como a fratura mandibular óssea ou maxilar.

Moringa tem Efeitos Imunossupressores: A semente da Moringa oleífera possuem propriedades imunossupressoras. Imunossupressão deliberada é necessário para inibir a ativação do sistema imunitário do organismo, a fim de prevenir a rejeição de certos tratamentos, em especial o transplante de órgãos e doenças autoimunes como a artrite reumatoide. Os estudos têm demonstrado que a ação imunossupressora das sementes de Moringa ajuda no melhoramento da produção de anticorpos para permitir os novos órgãos e o material transplantado para resolver de forma segura no corpo.

Benefícios da Moringa Para Herpes: A erva da Moringa é eficaz contra a infecção causada pelo vírus herpes simplex. Os efeitos de cura de erva da Moringa previnem o desenvolvimento de lesões na pele e inibem a formação de placa causada pelo vírus infectante.

Benefícios da Moringa na Proteção do Sistema Cardiovascular:
Os extratos de Moringa são úteis para a prevenção de danos do miocárdio ou cardíaco, devido à presença de antioxidantes poderosos. As pesquisas realizadas sobre este assunto têm fornecido provas que comprova os efeitos antiperoxidative e cardioprotetor de terapia da Moringa. O tratamento com Moringaajuda a inibir o aumento em perioxidation lípido no tecido do miocárdio e auxilia na manutenção de um coração saudável.

Moringa tem Propriedades Antialérgicos:
Extratos de sementes de Moringa possuem qualidades antialérgicos. Pesquisas validaram a ação inibitória da moringa nas reações de hipersensibilidade envolvidos em várias doenças alérgicas, incluindo rinite alérgica e anafilaxia.

Benefícios da Moringa Para Asma:
Os benefícios do extratos da plantas da Moringa também incluem alívio de asma brônquica e inflamação causada nas vias aéreas. Segundo a pesquisa, o tratamento com Moringa ajuda a reduzir a gravidade dos ataques de asma e vários sintomas como pieira, tosse, dispneia e aperto no peito. A Moringa estende seus efeitos protetores contra constrições brônquicas e incentiva uma melhor função pulmonar e respiração.

Moringa tem Propriedades anti-fúngicos: As folhas da Moringa oleífera possuem qualidades antifúngicos. Os efeitos inibidores ajuda na prevenção do crescimento de fungos que causam doenças contaminantes, tais como Aspergillus e Penicillium.

Benefícios da Moringa Para o Cabelo: Os efeitos favoráveis do óleo de semente da Moringa para o cabelo saudável tem sido apreciado desde os tempos antigos. É altamente eficaz na limpeza e purificação do cabelo e protege de danos ambientais, incluindo a radiação ultravioleta. Ele serve como um condicionador valioso para o couro cabeludo, reforça as raízes e estimula o crescimento do cabelo.


Benefícios da Moringa Para Urolitíase: Os extratos da Moringa são eficazes contra a formação de pedras no rim, bexiga e o útero. De acordo com a investigação, a administração da raiz moringa exerceu atividade anti-urolitíase e resultou em uma notável redução nos níveis de oxalato urinário. O efeito curativo da Moringa também demonstrou uma redução na formação de depósitos de pedra e ajuda na regulação da síntese de oxalato endógeno.

Benefícios da Moringa Para Cicatrização de Feridas: Os extratos das folhas da Moringa oleífera possuem significativas propriedades de cura de feridas. Pesquisas têm fornecido provas sobre os efeitos curativos da Moringa no tratamento de feridas com relação à resistência de quebra de pele, índice de fechamento de feridas e redução da área da cicatriz.

Benefícios da Moringa Para Hipertensão: A Moringa é eficaz em manter níveis ótimos de pressão de sangue no corpo. Os componentes bioativos, tais como isotiocianato de niaziminin, que estão presentes na Moringa evitam o espessamento das artérias e reduz o desenvolvimento de hipertensão pulmonar.

Benefícios da Moringa Para Doença Falciforme:
A Moringa oleífera é eficaz no tratamento da doença falciforme. Recentes estudos validaram o potencial anti-falcização de extratos de plantas de Moringa, o que é atribuído à presença de Zinco e flavonoides, tais como campferol, quercetina, e acacetin, bem como os ácidos fenólicos, tais como o ácido melilotic e ácido vanílico.

Benefícios da Moringa Para Saúde dos olhos: Rica em antioxidantes, a Moringa oleífera é benéfica para fornecer proteção contra danos da retina. Estudos científicos têm fornecido elementos de prova sobre os efeitos retino protetores de moringa em assuntos de teste. O tratamento com Moringa ajuda na prevenção da dilatação dos vasos da retina e mantém a vasculatura retiniana intacta. Também inibe o espessamento das membranas capilares e impede qualquer disfunção da retina.

Benefícios da Moringa Para Sistema Imunológico: Os extratos etanoicos da folha Moringa ajuda a estimular o Sistema Imunológico do corpo. Ela também ajuda a aumentar a resposta imunitária celular e exerce efeitos positivos sobre vários outros valores do sistema imunitário, tais como a contagem de leucócitos totais, anticorpos e reação de hipersensibilidade.

Benefícios da Moringa Para Nefrotoxicidade:
Os extratos dessa árvore exercem um efeito protetor contra a nefrotoxicidade, que se refere aos problemas renais causados em consequência da exposição a certas drogas ou toxinas. Estudos revelaram que o efeito nefroprotetor da Moringa ajuda na atenuação de lesões renais, devido ao seu elevado teor de antioxidantes. Ele serve como um sistema eficaz de bio-absorvente e ajuda na remoção de metais pesados e toxinas prejudiciais.

Benefícios da Moringa Para Colesterol: Os extratos da Moringa servem como um remédio eficaz para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol no corpo. Estudos confirmaram os efeitos hipocolesterolêmicos da moringa, que ajuda na redução do elevado teor de gordura por subir os níveis de fígado, rim e de colesterol sérico.

Benefícios da Moringa Para Anemia: Os extratos da Moringa são benéficos no tratamento de Anemia. Estudos têm fornecido provas sobre o fato de que o tratamento com Moringa oleífera ajuda a facilitar a absorção do Ferro, aumentando a contagem de células vermelhas do sangue e ajudando a manter os parâmetros sanguíneos normais.

Benefícios da Moringa na Prevenção da Obesidade: A Moringa ajuda no combate à obesidade, graças às suas qualidades altamente nutritivos e de baixo teor de gordura. O conteúdo impressionante de vitamina B em folhas de Moringa ajuda na digestão e converte o alimento em energia em vez de armazená-lo como gordura.
Uso culinário: A Moringa é uma “árvore milagrosa” e a maioria de suas partes, incluindo as folhas, cascas, frutos e raízes são usadas como itens alimentares. As folhas da árvore de Moringa podem ser adicionadas para saladas e também são usados na preparação de molhos e sopas. O óleo de Moringa prensado a frio é usado para cozinhar e é apreciado pela sua longa vida de prateleira. As vagens imaturas da árvore Moringa, popularmente conhecido como baquetas na Índia, são usados em vários pratos.

Folhas de Moringa são uma ótima alternativa à carne, por causa do alto teor de proteína, especialmente para vegetarianos. Ela contém o amino ácidos aregenine e histidina que são essenciais para as crianças e também é uma benção para combater a desnutrição nas regiões carentes do mundo. Confira abaixo outros usos da Moringa:

A purificação de água: Os extratos de Moringa oleífera possuem qualidades anti-cianobactérias e têm sido bem recebida para a sua utilização em sistemas de filtração de água primitivas. As sementes desta árvore funcionam como um coagulante e exerce efeitos sobre a argila e microrganismos presentes na água de floculação, auxiliando assim na remoção de substâncias nocivas poluentes e algas. A moringa é uma maneira natural de purificação e tratamento de água, em contraste com outros coagulantes industriais, tais como alumina.

Óleo da Semente de Moringa: óleo de semente da Moringa tem uma baixa tendência para se tornar rançoso e é efetivamente utilizado como um lubrificante para aparelhos finos, como relógios.

Rações para animais de exploração agrícola: As folhas de Moringa possuem excelentes características nutricionais e são benéficos para alimentar o gado, tanto economicamente como nutricionalmente. A moringa promove uma melhor produção de leite e ajuda a melhorar a qualidade da carne.

IMPORTANTE: Algumas palavras de precaução: As raízes e casca de Moringa ter um efeito abortivo e não são recomendados para ingestão durante a gravidez. Moringa é uma planta altamente nutritiva e geralmente é segura para o consumo. No entanto, a sua utilização para o alívio terapêutico deve ser considerada apenas após consulta com um profissional médico.

Moringa oleífera também ajuda a melhorar a percepção sensorial e memória. Ela possui propriedades antiepilépticas e ajuda na luta contra a depressão, ansiedade e fadiga. Propriedades anti-inflamatórias e o alto teor de vitamina de moringa são valiosos para o tratamento de condições escorbuto e catarral. A erva da moringa é útil para a regulação dos hormônios da tireoide e é eficaz na cura de infecções de pele e feridas.

Matéria Extraída do artigo: www.saudedica.com.br/os-27-beneficios-da-moringa-para-saude

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem