ATENÇÃO!!!
ESSE ESPAÇO VISA UM MAIOR ESCLARECIMENTO SOBRE OS EFEITOS DAS DROGAS NO ORGANISMO HUMANO, TODO MATERIAL TRATA-SE DE MATÉRIA DE ESTUDO, SEM A MINÍMA APOLOGIA A QUALQUER TIPO DE DROGA, DÊ PREFERÊNCIA A VIDA "NÃO USE DROGAS".

AVISO:
AS IMAGENS A SEGUIR APRESENTA CONTEÚDO NÃO INDICADO PARA PESSOAS MAIS SENSÍVEIS, SENDO ASSIM IMPRÓPRIAS PARA AS MESMAS.

O Krokodil é uma droga composta por várias substâncias, tais como a desomorfina, ácido clorídrico, gasolina, iodo e fósforo.

O Krokodil é uma droga injetável que provoca diversos danos ao organismo

O Krokodil é uma das drogas mais mortais da atualidade. Seu uso foi relatado pela primeira vez em 2002, na Sibéria, mas logo se espalhou pela Europa. Essa substância destaca-se pela sua capacidade de destruição, causando lesões nunca observadas em outros tipos de drogas.

Imagem com fortes deformações (Clique em cima para visualiza-la em tamanho e resolução real)

A principal substância encontrada no Krokodil é a desomorfina, uma espécie de morfina sintética. A droga pode ser fabricada facilmente em casas por meio de uma substância conhecida como codeína, que é comprada em farmácias, e de outras substâncias de fácil acesso, como gasolina, ácido clorídrico, iodo e fósforo. Em virtude da quantidade de produtos utilizados para a sua fabricação e de suas características, é fácil perceber que a mistura formada é extremamente tóxica e frequentemente cheia de impurezas.

Imagem com fortes deformações (Clique em cima para visualiza-la em tamanho e resolução real)

A droga, que é injetada por via intravenosa, é uma versão mais barata da heroína. Apresenta grande potencial para causar dependência e sua ação e efeitos são bastante rápidos. Em razão do seu baixo custo, muitas pessoas passam a utilizar a droga sem conhecer suas verdadeiras consequências.

Imagem com fortes deformações (Clique em cima para visualiza-la em tamanho e resolução real)
Entre os danos graves ocasionados pelo Krokodil aos usuários, destaca-se a pele repleta de ulcerações, esverdeada e escamosa, que lembra um crocodilo. Essa droga também provoca danos nos vasos sanguíneos e tecidos moles nos locais de injeção, causando necrose e gangrena. Vale frisar que os efeitos não ocorrem apenas nos locais de injeção da droga, podendo espalhar-se por todo o corpo, atingindo, por exemplo, o sistema nervoso, sistema endócrino, fígado e rins.

Imagem com fortes deformações (Clique em cima para visualiza-la em tamanho e resolução real)
Normalmente os usuários da droga procuram ajuda médica em fases tardias das complicações. Por essa razão, o que resta aos médicos é realizar as amputações, mas, na maioria dos casos, não é mais possível salvar o paciente. Alguns artigos relatam que o tempo médio de vida após o início do uso do Krokodil é de aproximadamente dois anos.

Outro ponto importante é que, analisando as pessoas que fazem uso da droga e o início dos sintomas, nota-se que o avanço das complicações é bastante rápido. Além disso, as taxas de mortalidade são assustadoras.

Imagem com fortes deformações (Clique em cima para visualiza-la em tamanho e resolução real)
Além de todos os problemas causados pela droga, outra questão que merece destaque é a transmissão de doenças, como o HIV, por meio das agulhas compartilhadas. Como a droga causa uma necessidade frequente de uso, os riscos são aumentados, principalmente porque pessoas que usam drogas, na maior parte das vezes, submetem-se a maiores situações de perigo.

Sendo assim, apesar do uso do Krokodil não ser relatado em nosso país, é fundamental que informações sobre seus efeitos sejam disponibilizadas. Em virtude de seu baixo custo, não podemos descartar seus avanços para outras áreas do globo.

Por Ma. Vanessa dos Santos

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Krokodil"; Brasil Escola. Disponível em Brasil Escola

Qual a sua opinião sobre essa matéria?

Postagem Anterior Próxima Postagem